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Como conseguir mais clientes para a Assistência Técnica

Essa é uma daquelas perguntas que todo dono de negócio faz. Para que a sua empresa cresça, é necessário conseguir mais clientes para a Assistência Técnica!

Já falei em outro post aqui do blog sobre o crescimento do mercado de celulares e isso é uma oportunidade excelente para donos de assistência técnica de celulares, pois o volume de aparelhos só aumenta.

Isso significa que há muita oportunidade de crescimento, não importa o tamanho do seu negócio. Se já tem uma loja ou se está começando a fazer manutenção de celular em casa.

1. Plano de Negócios

Calma! Não é nada de outro mundo. Um Plano de Negócios não precisa ser uma “bíblia”. Se preferir pode pensar apenas em metas que você quer alcançar com a empresa.

Muitos empreendimentos vão à falência pois não têm uma direção.

Plano de negócio para assistência técnica

“Quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.”

Exemplo de Meta para a Assistência Técnica:

Sua meta é ter um faturamento mensal de R$ 15.000,00.

Hoje você fatura R$ 4.000,00.

O importante é ser coerente e estipular os passos necessários para chegar à meta pretendida.

Fica mais fácil se dividir em metas menores!

Hoje eu faturo R$ 4.000,00 e em 6 meses quero atingir R$ 7.000,00 de faturamento.

Agora liste atividades que deve fazer para poder atingir essa meta!

  • melhorar o atendimento ao cliente
  • contratar um técnico para que eu possa gerenciar melhor a assistência
  • fazer parcerias com lojas locais que deixem eu divulgar a minha assistência
  • comprar o equipamento X, para poder atender serviços que não faço hoje
  • fazer um curso Y para aprender outros tipos de concerto
  • ter novos fornecedores com mais variedade de produtos

Acima é apenas um exemplo. O importante é você estipular pequenas metas e as ações que vai fazer para atingi-las. Quando conseguir, dê o próximo passo. A vida é assim, vamos aprendendo e crescendo dia a dia.

2. Conheça seu Cliente

Você deve observar a região que atende. Entender o tipo de pessoa que passa, o tipo de serviço e/ou produto que mais te pedem, saber o poder monetário dos seus clientes, se passam mais homens, mulheres ou adolescentes etc.

Com isso, você pode ir moldando melhor os serviços que presta, para poder atender cada vez melhor os seus clientes e possíveis clientes da região.

3. Produtos e Serviços

Quando iniciamos uma empresa, não podemos querer “abraçar o mundo”. No geral, começamos sozinhos e temos que dar conta de muitos assuntos que nem imaginávamos. Sei por experiência!

Mas à medida que o tempo passa, podemos melhorar os produtos e serviços que oferecemos. Podemos ampliar a gama de produtos e acessórios que vendemos ou fazer conserto de notebooks e computadores também, por que não?

Lembre-se:

Produto vende muito, mas você ganha pouco!

Serviço vende menos, mas o lucro é todo seu!

Claro que você deve prestar serviço e também ter produtos para vender. Acessórios para Celulares, Notebooks e computadores atraem novos clientes 😉 

Leia o artigo “Quanto fatura uma Assistência Técnica de Celular?” para refletir um pouco sobre esse assunto.

Adeque o seu portfólio de produtos e serviços aos clientes que você atende! Você vai conseguir mais clientes para a Assistência Técnica e lucro também! 

4. Qualificação profissional

Para conseguir mais clientes para a Assistência Técnica, você e seus técnicos devem se manter atualizados e esse mercado muda constantemente, já que temos novos celulares todo semestre!

Invista em cursos técnicos e também busque aprimoramento no atendimento ao clientes, gestão de empresas, gestão de pessoas, como precificar serviços etc.

Tudo ao seu tempo! À medida que sua empresa vai crescendo, você vai se qualificando cada vez mais, assim como vai pagar cursos para seus funcionários melhorarem a cada dia!

5. Organização da Assistência Técnica

ordem de serviço para assistência técnica

Ter uma empresa organizada, transparente e que respeite o cliente.

Um sistema para cadastro dos clientes, que gere Ordem de Serviços não é caro! Você pode começar com o

Sistema OS System, que custa R$ 97,00. Pagamento único e você tem direito às atualizações do sistema, além de poder instalar em mais de um computador.

Ter um histórico registrado em sistema não tem preço! Qualquer pessoa que atenda o cliente, vai acessar a ficha e saber os serviços que já foram executados. Isso é liberdade para o empreendedor!

Tabela de Preços: Seja profissional e tenha uma tabela de serviço. Tenha transparência com a tabela. Deixe a mesma amostra para que o cliente não precise de fato perguntar, mas se perguntar, você pode pegar a tabela na frente dele para consultar.

Não cobre pelo serviço de acordo com a cara do cliente ou a sua necessidade de dinheiro.

6. Destaque sua Assistência Técnica

O que você faz melhor? Qual o seu diferencial?

Seja ele qual for, mostre e comprove que de fato é um diferencial!

Talvez você tenha um serviço exclusivo de buscar e devolver o celular do seu cliente, mesmo cobrando uma taxa para isso!

Talvez você repare o aparelho, troque peças necessárias e na finalização do serviço, você entrega as peças antigas ao cliente! Isso mostra que você de fato trocou e explicou ao cliente o problema que ocorreu.

Talvez você faça uma manutenção de limpeza no notebook ou computador do seu cliente! Tire uma foto do antes e do depois para enviar ao cliente.

Cada diferencial que seu serviço na assistência técnica tiver, você deve falar e deixar isso visível a todos que entrem na sua loja! Divulgue os seus pontos fortes!

7. Se Relacione com os Clientes da Assistência Técnica

Tenha canais de comunicação e não os esqueça deles!

Telefone (mesmo sendo celular), WhatApp, E-mail, Redes Sociais, Site etc.

O seu cliente deve conseguir fácil essas informações para poder falar com você, tirar dúvidas, fazer algum agendamento, etc.

Mas o ponto aqui é que você não seja passivo apenas. Esperar que o cliente entre em contato.

Estipule um prazo e de tempos em tempos, entre em contato para saber se seu cliente precisa de algo ou até mesmo para contar alguma novidade! Um serviço ou produto novo!

8. Marketing Digital para Assistência Técnica

Estamos vivendo uma era em que se o seu negócio não estiver na internet, ele não existe. Em 2020 e 2021 vimos isso muito bem!

Marketing Digital para assistência técnica
  • WhatsApp Business: tem mensagens automáticas, pode colocar as informações de funcionamento da empresa, site, outros contatos, serviços e muito mais.
  • Instagram: crie um perfil para a sua empresa. Você pode fazer muitas divulgações por ele!
  • Página no Facebook: muita gente diz que o Facebook morreu, mas não é bem assim. Tem muita gente que só usa o facebook e um diferencial dele são os Grupos. É um excelente local para você divulgar a sua empresa.
  • Google Meu Negócio: é gratuito e ajuda muito negócios locais. Você coloca as informações da empresa, endereço, dados de contato, serviços e produtos. Além disso, o mais importante é poder ser avaliado pelo cliente! (eu já contratei serviço porque era bem avaliado!)
  • Site: se você puder fazer esse investimento será fantástico! Ter um e-mail @suaempresa é um grande diferencial e mostra profissionalismo. 

Existem muitas vantagens em ter a presença digital quando você quer conseguir mais clientes para a Assistência Técnica. 

O Instagram vai mostrar suas postagens para quem se interessa, o Google vai mostrar a sua empresa quando alguém realizar uma pesquisa pelo serviço na região em que você está, etc.

E essa presença digital que falei é praticamente gratuita, na verdade dá para ter tudo isso de graça! Mas não pense no gratuito! Quando queremos faturar mais, precisamos investir também. Não é custo, é investimento. Volta mais dinheiro para o seu bolso!

Conclusão:

Essas 8 dicas que passei aqui são apenas um guia para você se organizar e começar a fazer o que é necessário para que a sua empresa cresça.

Para conseguir mais clientes para a Assistência Técnica, você precisa ter seu objetivo claro, conhecer o perfil de cliente que você atende, adequar produtos e serviços, ter qualificação profissional, ter uma assistência organizada, ter seu diferencial competitivo (que torna a sua assistência técnica melhor do que as outras), se relacionar com os clientes de forma ativa e obrigatoriamente ter uma presença digital.

Faça uma coisa de cada vez e verá que os resultados irão surtir!

Mari K
Mari K

Formada em Marketing com espírito de empreendedora desde sempre.
A tecnologia está no dia a dia de qualquer pessoa.
Conhece alguém que não tenha uma celular, notebook, microondas, TV, geladeira etc?
Esse mercado de Assistência Técnica é gigante e não pára de crescer!