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Caminho para o Sucesso: Montar Assistência Técnica em Casa ou Loja Física

Como empreendedor iniciante, a primeira decisão que tomará é se vai montar a assistência técnica em casa ou terá uma loja física.

Empreender traz muitas responsabilidades e você terá que tomar muitas decisões, não se assuste com isso. O medo do desconhecido, de sair da zona de conforto e encarar novos desafios é comum.

Mas, adivinhe? Você não está sozinho nessa e não precisa ter medo! O mundo está cheio de oportunidades esperando por pessoas determinadas e dispostas a fazer acontecer.

Se você está pensando em montar uma assistência técnica, parabéns!

Você escolheu uma área que está em constante crescimento. Com a quantidade de celulares em uso hoje em dia, sempre haverá demanda por serviços de conserto.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a dar os primeiros passos nessa jornada empolgante. 

Opções de Locais de Trabalho: Em Casa ou Loja Física?

Escolher o local de trabalho é uma das primeiras e mais importantes decisões que você terá que tomar ao iniciar seu negócio de manutenção de celulares.

As duas opções mais comuns são trabalhar em casa ou abrir uma loja física. Vamos analisar os prós e contras de cada uma para ajudar você a tomar a melhor decisão.

Assistência Técnica em Casa

Prós:

Menos Custos: Trabalhar em casa significa que você não terá que se preocupar com aluguel, contas de serviços adicionais ou deslocamento.

Flexibilidade de Horário: Você pode definir seus próprios horários e ter mais controle sobre o seu dia.

Contras:

Espaço Limitado: Dependendo da sua casa, pode não haver muito espaço para uma bancada de trabalho e armazenamento de ferramentas.

Menos Visibilidade para Clientes: Sem uma loja física, você pode ter que se esforçar mais em marketing e publicidade para atrair clientes.

Assistência Técnica em Loja Física

Prós:

Maior Visibilidade: Uma loja física pode atrair clientes que estão passando, além de dar mais credibilidade ao seu negócio.

Espaço Adequado: Em uma loja, você pode ter um espaço dedicado e organizado para os consertos e atendimento aos clientes.

Contras:

Custos Mais Altos: Aluguel, contas de luz, água, e possivelmente contratação de funcionários, podem aumentar o investimento necessário.

Horário Comercial Restrito: Com uma loja física, você pode ter que seguir horários comerciais tradicionais, o que pode ser menos flexível.

O Que Considerar na Escolha

Ao escolher entre trabalhar em casa ou abrir uma loja física, pense sobre o que é mais importante para você neste momento.

Se você está começando com um orçamento apertado e valoriza a flexibilidade, trabalhar em casa pode ser uma ótima opção. Por outro lado, se você está buscando um ambiente mais profissional e tem capital para investir, uma loja física pode ser o caminho a seguir.

Lembre-se, o sucesso pode ser alcançado em qualquer um dos ambientes. O mais importante é a qualidade do seu trabalho e o atendimento aos clientes.

Leia também:
Guia para Abrir uma Assistência Técnica de Celular
Manutenção de Celular: Um Negócio Lucrativo

Gerenciando Seu Tempo e Agenda com Eficiência

Agora que você já tem uma ideia de onde quer estabelecer seu negócio de manutenção de celulares, é hora de pensar em como gerenciar seu tempo e agenda.

Seja em casa ou em uma loja física, gerenciar bem o seu tempo é essencial para o sucesso do seu negócio.

Definindo Horários de Trabalho

Ter horários de trabalho bem definidos ajudará você a se organizar melhor.

Se estiver trabalhando em casa, é fácil se distrair com outras coisas. Definir um horário para começar e terminar o trabalho pode ajudar a manter o foco.

No caso de uma loja física, ter horários consistentes é importante para que os clientes saibam quando podem te encontrar. E fique muito atento aos horários que têm mais movimento na rua.

Se for uma loja onde têm muito escritório, provavelmente o maior movimento de pessoas na rua será antes e depois do horário comercial, por essa razão, vale a pena abrir uma hora antes e fechar pelo menos uma hora depois.

Planejando as Atividades

Fazer uma lista das tarefas que você precisa realizar é importante para não esquecer atividades importantes, bem como acompanhar a produtividade do seu dia.

Essa lista pode incluir consertar celulares, comprar peças, atender clientes, entre outras coisas. Saber o que precisa ser feito vai te ajudar a priorizar e a se organizar melhor.

Usando Ferramentas de Gerenciamento

Existem várias ferramentas e aplicativos que podem ajudar a gerenciar seu tempo e suas tarefas. Isso pode incluir calendários, listas de tarefas, ou até mesmo aplicativos mais avançados que permitem gerenciar projetos e equipes.

Mas o antigo sistema “papel e caneta” já dá conta do recado! 

Fica a dica: se possível, sempre faça a lista no final do dia anterior. Assim, quando começar o dia, você já sabe por onde começar.

Evitando Multitarefas

Você pode pensar que fazer várias coisas ao mesmo tempo é uma boa ideia, mas estudos mostram que isso pode realmente tornar você menos produtivo.

E é verdade. há uns 20 anos atrás, era muito normal que as pessoas dissessem que eram multitarefa, que faziam tudo ao mesmo tempo e mais rápido.

O tempo passou e muita coisa mudou, inclusive a forma como trabalhamos, nossas atividades no dia a dia, as formas que nos comunicamos e com isso, fazer várias coisas ao mesmo tempo resulta muitas vezes em muita tarefa iniciada e nada finalizado!

Concentrar-se em uma tarefa de cada vez pode ser mais eficiente e resultar em um trabalho de melhor qualidade.

Reservando Tempo para Descanso

Trabalhar demais pode levar ao esgotamento, e isso não é bom para você nem para o seu negócio.

Certifique-se de reservar um tempo para descansar e recarregar as energias. Isso te ajudará a se manter focado e motivado.

Saia para ver amigos, cuide de sua saúde se gostar (atividade física é importante), leia, assista algum filme, jogue etc. Faça algo que te relaxe por um tempo determinado.

Lembre-se que gerenciar seu tempo e sua agenda eficientemente é uma habilidade que é desenvolvida com a prática.

Esse infográfico do Sebrae ilustra bem:

Infográfico do de planejamento e organização do trabalho
Infográfico do de planejamento e organização do trabalho

Conclusão

Ao longo deste artigo, exploramos duas facetas essenciais para dar os primeiros passos no emocionante mundo da manutenção de celulares: escolher o local de trabalho ideal e gerenciar seu tempo e agenda de forma eficiente.

Vimos que tanto trabalhar em casa quanto abrir uma loja física têm seus prós e contras. A escolha entre essas duas opções dependerá de fatores como seu orçamento inicial, as metas para o seu negócio e suas preferências pessoais.

Não existe uma resposta certa ou errada, e o sucesso pode ser alcançado de qualquer maneira, contanto que você esteja comprometido e focado.

Também abordamos a importância de gerenciar seu tempo e agenda com eficácia. Isso inclui definir horários de trabalho claros, planejar suas atividades, utilizar ferramentas de gerenciamento e evitar multitarefas. Além disso, é essencial reservar tempo para descansar, para manter a motivação e a energia em alta.

Não tenha medo de dar o primeiro passo. A área de manutenção de celulares é repleta de oportunidades. 

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Mari K
Mari K

Formada em Marketing com espírito de empreendedora desde sempre.
A tecnologia está no dia a dia de qualquer pessoa.
Conhece alguém que não tenha uma celular, notebook, microondas, TV, geladeira etc?
Esse mercado de Assistência Técnica é gigante e não pára de crescer!